Colégio Moderno

Colégio

O Colégio é composto por departamentos que englobam desde o ensino pré-escolar até ao final do ensino secundário.

Infantário
No Infantário do Colégio Moderno, procuramos garantir às crianças todas as condições físicas de conforto e segurança, bem como um enquadramento humano e técnico que fomente as suas competências e características individuais, em consonância com a descoberta lúdica das aprendizagens.
O Infantário representa o primeiro momento de encontro com a Escola. As fases iniciais do desenvolvimento são determinantes de uma boa estruturação da personalidade da criança, a qual acontece na interacção com o meio social e físico que a rodeia. Neste período sensível de emergência do Eu através da descoberta do mundo, é fundamental que a Escola promova o desenvolvimento global e harmonioso da criança, num ambiente securizante e envolvente do ponto de vista afectivo.
Por constituir um espaço privilegiado de expansão das relações sociais, o Infantário trabalha em articulação com a Família, o grande eixo organizador da vida da criança.
No Infantário, o Colégio dispõe de um Berçário, para bebés a partir dos 4 meses, salas para o nível etário de um ano e salas para os dois anos.
Do plano de actividades das salas de dois anos constam, em regime regular, aulas de psicomotricidade, asseguradas por professores do Colégio com formação especializada nesta área.
A Equipa do Infantário é constituída por Educadoras de Infância e pessoal auxiliar, e orientada por uma Coordenadora e uma Coordenadora Adjunta, sempre disponíveis para o atendimento aos Pais e Encarregados de Educação.
Pré-escolar
O período pré-escolar, compreendido entre os três e os seis anos de idade, constitui uma fase da infância durante a qual ocorrem transformações profundas a vários níveis: físico, cognitivo e sócio-emocional.
As aptidões motoras evoluem e, deste modo, a criança está agora dotada para iniciar a prática do desporto, da dança e de outras formas de expressão corporal; é-lhe igualmente possível realizar tarefas de maior minúcia como pintar, desenhar, modelar ou recortar.
Estes diferentes modos de expressão são, desde o início, incentivados nas nossas crianças e constituem fontes de prazer e de realização pessoal, contribuindo para o desenvolvimento e actualização das suas capacidades. Neste sentido, incluímos nas actividades curriculares desta Secção a Educação Física, a Educação Musical, o Atelier de Expressão Plástica e as aulas de Inglês.
Importantes mudanças ocorrem do ponto de vista cognitivo: o pensamento simbólico e a linguagem evoluem, aumentando em número e em complexidade as formas de expressão e comunicação. Esta evolução manifesta-se e promove-se através de jogos e de actividades individuais e colectivas.
A experiência do grupo é crucial nesta fase, e os valores de cooperação, de entreajuda e de preocupação com os outros constituem princípios sempre presentes na nossa prática.
A interiorização de regras básicas de convivência com os pares e de socialização é incentivada e enquadrada por todos os elementos da comunidade educativa. As progressivas expressões de autonomia da criança são encorajadas e constituem ocasiões para a intervenção pedagógica no que respeita, por exemplo, à higiene pessoal ou às rotinas alimentares e sociais.
Neste período de desenvolvimento, o universo relacional e social da criança expande-se. O prazer do conhecimento e da descoberta são estimulados, tanto em actividades no espaço da escola como em visitas e passeios a jardins, parques, museus, teatros, etc.
A equipa desta secção é constituída por Educadores de Infância, professores das diferentes áreas e pessoal auxiliar, e orientada por uma Coordenadora que assegura o atendimento aos Pais e Encarregados de Educação em regime permanente.
1.º Ciclo do Ensino Básico
Ingressar no 1.° Ciclo significa que foi possível à criança ultrapassar os estádios iniciais do desenvolvimento emocional, tendo agora a disponibilidade necessária para fazer novos investimentos, nomeadamente nas aquisições escolares específicas.
Neste período, a criança direcciona a curiosidade intelectual para a aprendizagem e o mundo que a rodeia. Acreditamos que a educação escolar se fundamenta na aquisição do saber através das actividades e experiências pessoais, incentivando as iniciativas e os modos de expressão individuais. Neste sentido, as práticas pedagógicas do Colégio atendem às características dos alunos, de modo a proporcionar condições estimulantes para a aprendizagem e o desenvolvimento. O nosso ensino é orientado de forma interdisciplinar, procurando que todas as componentes programáticas contribuam para a formação pessoal e social dos educandos, favorecendo, de acordo com as várias fases de desenvolvimento, a aquisição do espírito crítico e de valores estéticos, morais e cívicos.
Acreditamos que a integração de cada aluno e do grupo no processo educativo, mediante oportunidades de cooperação e da interiorização das regras colectivas indispensáveis à vida social, lhes possibilita a vivência de valores, tais como, a participação cívica, a justiça, a responsabilização e a cooperação.
No Colégio Moderno, incluímos no Programa Curricular do 1.° Ciclo, para além da aprendizagem de uma língua estrangeira – Inglês, actividades como o Atelier de Expressão Plástica, a Educação Física e a Educação Musical por considerarmos que deste modo estamos a contribuir para o desenvolvimento global e harmonioso dos nossos alunos.
Convictos que a necessidade de criar condições inovadoras de aprendizagem inclui a ligação da escola ao exterior, procuramos diversificar a nossa oferta educativa, nomeadamente, através do estabelecimento de parcerias com a autarquia, instituições de solidariedade, associações e organizações ligadas ao ensino. Acreditamos que os projectos comuns levados a cabo com outras escolas da área educativa, bem como os intercâmbios realizados com escolas estrangeiras possibilitam aos alunos o contacto com outras experiências, histórias e culturas, permitindo-lhes a vivência de valores de cidadania, essenciais à plena integração numa sociedade democrática.
As visitas de estudo a museus, teatros, o contacto com o conhecimento científico, a pintura, a escultura e a expressão dramática, visam também ampliar o conhecimento do mundo e promover o sentido estético.
Na ocupação dos tempos não lectivos, para além dos espaços de lazer e de recreio, o Colégio dispõe de uma Biblioteca, a funcionar no período de almoço, dinamizada com a leitura, dramatização e imaginação de histórias, procurando desenvolver nas crianças, o gosto pela leitura, pela escrita, o contacto com o imaginário infantil e com a cultura tradicional.
Esta Secção dispõe ainda de um período de Prolongamento, que é orientado por professores que, além de desenvolverem actividades de carácter lúdico, acompanham a realização dos trabalhos de casa e de tarefas programadas pelo professor. Deste modo, cria-se um espaço de estudo com características particulares, procurando incentivar a autonomia e responsabilização dos alunos.
A Educação Ambiental constitui uma prática quotidiana no Colégio – a importância de manter a sala de aula limpa e arrumada, a preservação dos espaços exteriores, a plantação de árvores, a reciclagem de materiais são exemplos de experiências educativas que fazem parte do dia-a-dia dos nossos alunos.
A Equipa do 1.° Ciclo é constituída pelos professores regulares, professores das diversas actividades e pessoal auxiliar, orientados por duas Coordenadoras que asseguram ainda o atendimento personalizado a Pais e Encarregados de Educação.
2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico
A entrada no 2.º Ciclo inaugura uma das etapas mais marcantes do percurso escolar e da vida, pois assinala o final da infância e a entrada na puberdade.
Nesta etapa da escolaridade, os alunos transitam de um regime de professor único, para o contacto com vários professores e novas matérias, surgindo a especialização como expressão da diversidade. Durante o período inicial, face à introdução de novas metodologias de trabalho, organização e estudo, somos particularmente atentos aos modos e ritmos de trabalho dos alunos, efectuando o despiste precoce de dificuldades específicas e eventual intervenção especializada, no sentido da melhor adaptação individual ao novo ciclo de escolaridade.
Nestes anos de escolaridade, assumimos como prioritário o desenvolvimento do sentido crítico, da capacidade de análise, da reflexão metódica e abertura de espírito, condições essenciais de um pensamento dinâmico e exigente, que procuramos estimular nos nossos alunos.
O contacto com as diversas áreas de conhecimento, ligadas às ciências puras, humanísticas e sociais, efectua-se numa dinâmica transdisciplinar, convergindo para desenvolver nos nossos alunos as capacidades de compreensão, expressão, interpretação, aplicação e solução de problemas e gosto pela descoberta e pela investigação, com recurso quotidiano a práticas laboratoriais e à experimentação.
Nestes níveis de escolaridade, em particular, procuramos fomentar métodos e hábitos de estudo que promovam o auto-conhecimento e das características próprias de cada aluno, permitindo, progressivamente uma maior autonomia na organização, selecção e integração da informação.
Valorizamos a criatividade, a iniciativa e a realização autónoma, proporcionando áreas diversificadas que permitam a expressão das aptidões e interesses individuais, com respeito pela diversidade e pelo outro.
Assegurando a formação geral e técnica necessária ao eventual prosseguimento de estudos e à futura inserção no mundo do trabalho, o Colégio proporciona aos alunos a informação e orientação escolar e profissional, que lhes permite explorar e identificar os percursos académicos, profissionais e pessoais mais adequados às características de cada um.
Os contactos com o mundo académico e do trabalho são estimulados através de visitas de estudos, conferências, debates e semanas temáticas, fortalecendo a relação entre escola e comunidade, numa concepção global e integradora do projecto de vida dos alunos.
A equipa dos 2.º e 3.º Ciclos é formada pelos Coordenadores de Ano, professores das disciplinas curriculares, professores das áreas extra-curriculares e pessoal auxiliar.