Conferências do Moderno | Abril de 2019

Integradas na Semana das Línguas e Literatura, decorreram no passado mês de abril as Conferências do Moderno. Ao longo de cinco dias, os alunos do Colégio Moderno contactaram com personalidades da Cultura, Ciência e Política, num ciclo de conferências que é já aguardado anualmente com expectativa por toda a comunidade educativa.

O Eng. José Manuel Santos, programador cultural, diretor da revista Electra e membro da Comissão Coordenadora das comemorações do centenário de Sophia Mello Breyner Andresen, foi o primeiro convidado, para apresentar a comunicação “Celebrar Sophia de Mello Breyner no seu Centenário”.

Seguiu-se o médico-cirurgião, professor universitário e ex-diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Unidade de Transplantação do Hospital Curry Cabral, Eduardo Barroso, que discursou sobre “Transplantes Hepáticos.”

O “Elogio da Política”, um debate no feminino que entusiasmou a plateia, composta maioritariamente por alunos do Ensino Secundário, contou com a presença das deputadas Ana Catarina Mendes (PS), Catarina Martins (BE), Teresa Caeiro (CDS-PP) e Teresa Leal Coelho (PSD).

A fechar a Semana das Línguas e Literatura, a convidada foi a escritora Dulce Maria Cardoso. A autora do aclamado e premiado romance “O Retorno”, entre outros, esteve entre nós para falar sobre “O Prazer da Escrita.”