COVID19 – Plano de contingência / SETEMBRO 2020

Novo Plano de Contigência COVID-19
Este plano pode ser atualizado em qualquer momento, pelo que aconselhamos a consulta regular desta página.

ENQUADRAMENTO

A COVID-19 é uma doença causada pela infeção pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), identificado pela primeira vez em dezembro de 2019. Em janeiro de 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto do novo coronavírus uma “emergência de saúde pública internacional” que, a 11 de março, foi considerado uma pandemia.

A Direção do Colégio Moderno decidiu, desde logo, adotar um conjunto de medidas de prevenção da doença, formalizadas no Plano de Contingência geral de aplicação a todas as secções da Escola.

Na fase de mitigação desta doença, caracterizada pela transmissão comunitária e local em ambiente fechado, importa reforçar as medidas de prevenção e controlo da infeção de forma a evitar, diminuir ou limitar o impacto da COVID-19.

Toda a comunidade educativa deve, assim, proceder à leitura atenta deste Plano de Contingência, disponível no site do Colégio, junto do Coordenador dos Serviços de Apoio e Recursos (Dr. João Aguiar) e dos Coordenadores de cada Secção e de Ano.

A Coordenadora do Plano, Dra. Isabel Soares, bem como os Coordenadores de cada Secção e de Ano prestarão todos os esclarecimentos e indicações aos Professores e Encarregados de Educação para a correta aplicação do Plano, em estreita articulação com as indicações das Autoridades de Saúde competentes.

A coordenação e a monitorização da atuação do pessoal não docente serão asseguradas pelo Coordenador dos Serviços de Apoio e Recursos, em estreita articulação com a Coordenadora do Plano de Contingência e com as Vice-Coordenadoras do Plano de Contingência, Dra. Mafalda Soares, Dra. Margarida Duarte, Enfª Nilda Caldeira e Dra. Rute Lemos.

Qualquer dúvida quanto ao plano de contingência poderá, igualmente, ser esclarecida por escrito junto da Coordenadora do Plano, Dra. Isabel Soares, através do e-mail direcao@colegiomoderno.pt.

O presente plano sofrerá as atualizações necessárias, tendo em conta as recomendações da Direção-Geral de Saúde (DGS) e tutelas.