Colegio Moderno

Semana das Artes | Dezembro de 2019

Inicia-se agora a Semana das Artes do Colégio Moderno 2019/2020. Ao longo destes dias, os alunos de Artes e das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica vão expor alguns dos trabalhos realizados no âmbito das suas disciplinas, participando na decoração dos espaços exteriores da Escola e em diversas atividades abertas à comunidade educativa.

As turmas dos 5.º e 6.º anos irão instalar grinaldas e bolas de Natal sob o telheiro do pátio do Colégio e, em conjunto com o alunos do 3.º ciclo, participar em atividades como Desenhar com Música, Desenhos no Exterior, Pintura de Grupo e Desenho de Modelo Humano. Já os alunos do Ensino Secundário mostram um Painel de Grupo, com as várias leituras individuais do Tema Anual do Colégio, entrecuzando-se numa imagem de conjunto, e irão participar em atividades de Fabrico de Papel ou de Construção de um Herbário e numa visita à exposição Systema Naturae, do artista Urbano, na Galeria 111.

Nesta Semana das Artes prestamos homenagem a um dos mais importantes pintores portugueses da viragem do século, Manuel Amado, desaparecido a 14 de outubro. Nascido em Lisboa em 1938, Manuel Amado frequentou o Colégio Moderno, antes de se formar em Arquitetura. A sua obra está presente em instituições como a Fundação Gulbenkian, o Museu da Cidade de Lisboa, o Museu Coleção Berardo Oriente ou a Fundação BCP. Na Secretaria, onde se encontram expostas duas serigrafias do pintor, testemunho da sua passagem pela nossa Escola (ver abaixo, Aula com secretária), irá estar disponível uma folha de sala e, na Biblioteca, os alunos poderão ficar a conhecer dois livros e vários textos sobre o pintor, a cujo trabalho Paula Rego se referiu como sendo de “uma simplicidade ameaçadora” e de quem José Cardoso Pires disse ter uma “nitidez de geómetra”.