Alterações Exames Ensino Secundário

Alterações – Exames do Ensino Secundário

Exames do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior

Exmos. Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do 11.º e 12.º anos

Na sequência da decisão do Governo Português, sobre as medidas excecionais e temporárias de resposta à pandemia da doença COVID-19, foram estabelecidas alterações à realização de exames nacionais e provas de ingresso ao ensino superior. Estas modificações encontram-se no Decreto-Lei n.º 14-G/2020 disponível no site da Direção Geral de Educação (https://www.dge.mec.pt/).

O prazo de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário previsto no Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensino Básico e Secundário é prorrogado até 11 de maio de 2020.

Neste prazo os alunos devem alterar, caso seja necessário, as inscrições para os exames finais que já tenha sido efetuadas, com vista à adaptação das suas opções. As alterações do boletim de inscrição devem ser feitas do seguinte modo:

  1. Usar modelo disponível no site do Colégio Moderno – em formato editável, as instruções para o seu preenchimento, a listagem de códigos e a tabela de cursos do ensino secundário;
  2. Preencher o boletim e enviá-lo, por e-mail, para exames.nacionais@colegiomoderno.pt;
  3. O Colégio confirmará a receção dos boletins e verificará o seu correto preenchimento, contactando os Encarregados de Educação caso seja necessário proceder acorreções/alterações;
  4. Findo o prazo de suspensão da atividade letiva presencial os alunos que procederam àinscrição/alteração através de correio eletrónico, têm de entregar, na Secretaria do Colégio, o boletim de inscrição preenchido e assinado pelo Encarregado de Educação ou aluno, quando maior, havendo lugar, quando aplicável ao pagamento de encargos de inscrição.

Os alunos que, este ano letivo, em virtude das alterações introduzidas, desistam da realização de exames devem enviar um e-mail para o endereço exames.nacionais@colegiomoderno.pt com o seguinte texto:

“No presente ano letivo, em virtude das novas regras, o meu educando _________________ (nome do aluno) desiste de realizar os exames de ________________ (indicar nome e código da prova) em que se tinha inscrito anteriormente”.

Os alunos que frequentem o 12.º ano no corrente ano letivo ou que tenham completado o 12.º ano em anos anteriores devem ler atentamente o documento emitido pelo Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no qual é explicada a nova forma de determinação da nota de candidatura pelo regime geral de acesso ao ensino superior para ano letivo 2020-2021. Este documento pode ser consultado no site da Direção Geral do Ensino Superior (https://www.dges.gov.pt/pt/noticia/acesso-ao-ensino-superior-2020).

As presentes informações não dispensam a leitura integral e atenta dos documentos referidos.

Com os melhores cumprimentos,

A Direção

Lisboa, 21 de abril de 2020